segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Troca de estação

Não, nada de roupas e tendências. Amanhã, dia 21 de dezembro, a Terra vai passar pelo solstício de verão, marcando o fim da primavera e dando início ao verão. Este verão parece que será mais chuvoso que a média, ainda mais com o fenômeno La Niña em ação.
Por que tanta fixação na meteorologia? Ué, eu sou astrônomo! Tenho de saber um pouco da previsão do tempo e cada vez que eu vejo uma previsão dessas eu penso: lá vem um ano difícil… Por exemplo, a chuva de meteoros do ultimo post foi por água abaixo, literalmente.
Mas o verão vem com um bom espetáculo preliminar. É que na madrugada de 20 para 21 ocorrerá um eclipse lunar total, visível do Brasil. Ele começa tarde, lá pelas 3 e meia da manhã, mas quem  já está de ferias (eu ainda não…) pode dar uma espiada de madrugada.
Às 3h30 (pelo horário de Brasília) a Lua deve entrar na penumbra da Terra e seu brilho começa a esmaecer.  A partir das 4h30, aproximadamente, a Lua toca a umbra, ou a parte mais escura da sombra terrestre, e aí sim seu brilho começa a diminuir bastante. Às 5h40 a Lua estará totalmente na umbra e ela vai adquirir uma cor alaranjada, que pode variar do laranja claro ao escuro, quase cor de tijolo. Esse é o efeito dos raios de luz do Sol que atravessam  a atmosfera da Terra e iluminam a Lua. Dependendo da poluição da nossa atmosfera, a coloração da Lua varia entre tons mais claros e mais escuros, quando a atmosfera está mais “suja”.
O auge do eclipse deve ocorrer por volta das 6h18 da manhã, já com o dia  claro, portanto menos impressionante. Mas quem acordar cedo terá um despertar diferente.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário