domingo, 12 de dezembro de 2010

Desafios do Alto de Santa Rita sempre existirão; pessoas querendo tirar proveito disto também

Todos nós sabemos dos diversos problemas que há no Alto de Santa Rita de Cássia, que vão desde o estacionamento de carros até crianças e adolescentes trabalhando ou pedindo esmolas de forma irregular no local.

O que não dá para admitir é que seja espalhado que há um descaso na administração do Santuário, isto é coisa de oposição barata que só quer se beneficiar com o tema.

O Alto de Santa Rita foi inaugurado a cerca de 6 meses e, como toda obra pública inaugurada, tem seu problemas e seus desafios que precisam ser debatidos. E é o que está sendo feito por diversos órgãos do município ligados a administração do Santuário.

Falar em descaso é tentar ludibriar a população. É só constatar os fatos.

Todas as semanas a Vigilância Sanitária do município está reunindo setores importantes de Alto e fazendo capacitações. Isto já aconteceu com ambulantes e diversos vendedores que existem em torno do acesso a imagem de Santa Rita de Cássia.

No caso do trânsito, foi feito um encontro com taxistas e mototaxistas para buscar melhorar este serviço oferecido a população e buscando resultado, o Governo Municipal instalou lombadas ao longo do percurso, pois uma das maiores reclamações era a alta velocidade destes trabalhadores.

O maior problema social encontrado é sobre o trabalho infantil irregular que existe no Alto, onde crianças ficam nos estacionamento pedindo dinheiro para ficar vigiando os carros dos turistas ou pedindo esmolas aos visitantes.

Na última semana, o Ministério Público, órgão que acho que ninguém pode duvidar de 
sua credibilidade, fez uma audiência pública com as famílias destas crianças, que em sua grande maioria são beneficiárias do Bosa Família, para que elas possam buscar impedir que os jovens continuem fazendo este trabalho irregular.

Resultado: teve mãe que bateu boca com a promotora e quase não aconteceu coisa pior. Isto só exemplificar o quanto é o tamanho da problemática.

Agora a crítica mais incoerente é a Paróquia de Santa Rita de Cássia, ao se dizer que a instituição não está cumprindo seu papel social.

Claro que a Igreja católica, como uma das principais instituições de nosso município, tem um papel importante nas tomadas das decisões, mas cabe a ela cuidar do lado religioso do Santuário, e isso está sendo bem feito.

Trabalho social de verdade já está sendo feito pelos órgãos Governamentais. Nosso município atende cerca de 4 mil crianças e jovens em diversos programas como: Cidadão do Amanhã, PETI, Pró-Jovem Adlescente e Urbano, entre outros, além de serem beneficiados pelo programa Bolsa Família.

O que falta também é a consciência das famílias, pois muitas vezes estas crianças são obrigadas pelos país para ir pedir esmola no Santuário.

Tenho convicção que os desafios do santuário de Santa Rita são muitos, mas que aos poucos as instituições responsáveis pelos diversos setores da administração do Complexo-Turístico religioso estão fazendo seu trabalho para que cada vez mais o local, que é sagrado, seja melhor e mais agradável para seus visitantes e para todos nós que amamos de verdade Santa Cruz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário