domingo, 28 de novembro de 2010

Secar e lutar: de olho no Fluminense, Corinthians recebe o Vasco


O Corinthians não pode mais errar se quiser continuar na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Depois de empatar com o Vitória e perder o primeiro lugar na rodada passada, o Timão recebe o Vasco, neste domingo, às 17h (de Brasília), no Pacaembu, precisando de um resultado positivo e secando o líder Fluminense - que pega o Palmeiras na Arena Barueri.
O Alvinegro paulista dependia apenas de suas forças para levar a taça ao Parque São Jorge, mas vacilou. Assim, chegou a 64 pontos e foi superado pelo Tricolor carioca, que tem 65. Para ser campeão, terá de vencer os dois jogos (depois pega o Goiás, no Serra Dourada) e torcer por um tropeço do time de Muricy Ramalho frente a Palmeiras ou Guarani.
Já o Vasco, depois de uma campanha inconstante, não tem muita ambição, tentando apenas confirmar a provável vaga na Copa Sul-Americana. Há três partidas sem vencer, aparece na 11ª colocação, com 46 pontos, sem chances de brigar por uma vaga na Taça Libertadores e não correndo risco de cair.
Marcio Chagas da Silva (RS) apita a partida. Ele terá como auxiliares Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e Marcelo Bertanha Barison (RS). A Rede Globo transmite a partida para os estados de SP, PR (exceto Curitiba), GO, TO e a cidade de Petrolina (PE).
O QUE ESTÁ EM JOGO
Corinthians: vale a vida no Brasileiro. Uma vitória mantém o time vivo na batalha pela taça e leva a decisão para a rodada final. Uma derrota, aliada a uma vitória do Fluminense sobre o Palmeiras, manda o troféu para as Laranjeiras com um jogo de antecedência.

Vasco: deixar uma boa impressão e confirmar a vaga na Sul-Americana, ganhando a confiança da torcida. O time está seis pontos à frente do Atlético-GO, o primeiro fora da zona de classificação para o torneio continental
AS ESCALAÇÕES
Corinthians: o técnico Tite mandará a campo uma formação com mais força criativa no meio de campo. Bruno César, que retorna de suspensão, atuará ao lado de Danilo, autor do gol contra o Vitória. No ataque, velocidade. Dentinho, outro que estava fora pelo terceiro cartão amarelo, formará dupla com Jorge Henrique. A escalação: Julio Cesar, Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Danilo e Bruno César; Jorge Henrique e Dentinho.

Vasco: sem Felipe e Rafael Carioca, Paulo César Gusmão vai armar um meio-campo com vários jovens. Na defesa, o técnico vai testar outro garoto, o zagueiro Douglas. Recuperado de lesão, Ramon está de volta ao time. A equipe vai a campo com: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Douglas e Ramon; Romulo, Renato Augusto, Allan e Carlos Alberto; Eder Luis e Zé Roberto.
QUEM ESTÁ FORA
Corinthians: o time perdeu duas peças importantes. O volante Elias recebeu o terceiro cartão amarelo em Salvador e cumpre suspensão. O outro desfalque é o ídolo Ronaldo, que sofreu uma lesão na coxa direita e ainda não sabe se estará em campo no último jogo, contra o Goiás.

Vasco: PC não poderá contar com Felipe, Fellipe Bastos, Jumar e Magno, todos lesionados. Rafael Carioca, que vai retornar ao Spartak de Moscou, não joga mais pelo time.
PENDURADOS
Corinthians: William, Roberto Carlos, Paulo André, Leandro Castan, Moacir, Paulinho e Jucilei.
Vasco: Éder Luis, Ernani, Fernando, Fumagalli, Jonathan, Nilson e Rafael Coelho.
FIQUE DE OLHO
Corinthians: Bruno César está de volta ao time. O meio-campista é o principal nome do Timão no Brasileirão, liderando a artilharia da equipe, com 13 gols.

Vasco: Dedé foi eleito para disputar três prêmios no Craque Brasileirão: melhor zagueiro pela direita, revelação do campeonato e Craque da Galera.
O QUE ELES DISSERAM 
Tite (técnico do Corinthians): “O Vasco tem uma transição muito rápida. O Éder Luis e o Zé Roberto são jogadores de muita velocidade, enquanto o Carlos Alberto é um grande articulador. Precisamos tomar cuidado com as saídas rápidas com os laterais”.
Ramon (lateral-esquerdo do Vasco): “Estou em débito com o Vasco porque fiquei muito tempo parado. Vou entrar como se estivesse disputando título. Fiquei muito tempo parado. Somando as quatro lesões, dá uns cinco meses inativo. Estou motivado para fazer o meu melhor”
NÚMEROS E CURIOSIDADES 
* Computando todas as competições, o Corinthians não bate o Vasco há quatro anos (ou seis jogos), desde o dia 13 de setembro de 2006. A última vitória corintiana foi pela Copa Sul-Americana de 2006 no Canindé, por 3 a 1, gols de Amoroso, Rafael Moura e Magrão, descontando Diego. Depois, houve três vitórias do Vasco e três empates.

* Pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians derrotou o Vasco pela última vez no dia 21 de maio de 2006, com o placar de  4 a 2, em São Januário. Rafael Moura (dois), Carlos Alberto e Marcelo Mattos marcaram os gols dos visitantes, com Ramon e Valdiram fazendo para o time carioca.
* Pelo Campeonato Brasileiro, Corinthians e Vasco não se enfrentam em São Paulo há exatos três anos. Em 28 de novembro de 2007, o Vasco venceu por 1 a 0 no Pacaembu, gol de Alan Kardec, encaminhando o rebaixamento dos paulistas. Em 2008, o Timão disputou a Série B e ano passado foi a vez do Vasco disputar a segunda divisão.
* Corinthians e Vasco se enfrentaram 22 vezes em São Paulo pelo Campeonato Brasileiro. O Timão venceu cinco vezes, contra quatro do Vasco e 13 empates - com 23 gols marcados para cada lado. Apenas uma dessas 22 partidas foi realizada fora da capital: Corinthians 3 a 1, em São José dos Campos, em 1995.
ÚLTIMO CONFRONTO
O Vasco levou a melhor no duelo pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Os cariocas venceram por 2 a 0, em São Januário, gols de Éder Luis e Zé Roberto. A partida era a primeira do Corinthians sem o técnico Adilson Batista, demitido. O auxiliar Fábio Carille foi o comandante ao Timão, mas não levou sorte.
 
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário