quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Mulher encontra 14 escorpiões dentro de apartamento no DF

O grande número de escorpiões encontrados dentro de casas e apartamentos está assustando os moradores do Distrito Federal. Somente na quadra 407 norte, região nobre de Brasília, uma moradora encontrou, nas últimas duas semanas, 14 escorpiões em seu apartamento.

“Vivo num estado de pânico. Não pode passar um vento no meu pé que dou um pulo, assustada, achando que tem um bicho”, conta a estudante Sâmia Marques.
Apavorada, ela chamou a Vigilância Ambiental, que orientou que os ralos fossem tampados, a fresta da porta coberta com pano e os bocais das luminárias vedados. Mas, mesmo assim, os bichos continuam aparecendo. “Mesmo depois de ter feito isso, encontrei dois no meu banheiro”, disse Sâmia.
Os escorpiões se escondem em galerias de esgoto e de água, tubulações e restos de construção. No período de chuva, eles fogem dos alagamentos e correm para as casas e apartamentos.
Para piorar a situação, é nesta época do ano que os escorpiões se reproduzem. E eles assustam ainda mais os moradores porque saem em busca de comida. A principal refeição desse aracnídeo é a barata. Por isso a dica, é deixar sempre tudo muito limpo e evitar o acúmulo de lixo e entulhos.
Os moradores agora se protegem como podem. “Eu sempre olho dentro do sapato e recomendo isso dentro de casa. É perigoso eles entrarem, a gente calçar e se machucar”, fala o assistente de chancelaria, Heber Felipe.
O veneno do escorpião pode matar crianças, idosos, pessoas com alergia ou imunidade baixa. Nos adultos, causa dor intensa no local da picada, além de inchaço, vermelhidão, queimação, câimbra abdominal, febre, dor de cabeça e enjoo.
“É assustador pensar que, no meio da cidade, tem escorpiões, um inseto perigoso“, fala o geógrafo Rafael Guimarães.
A Vigilância Ambiental diz que não há muito que fazer para combater o bicho. “A melhor forma de evitar o contato com o escorpião, já que a proliferação não é possível de controlar, é evitar acumular entulho próximo a casa ou dentro de casa. Toda vez que for mexer nesse entulho, é importante usar luva. Em casa, é preciso proteger os locais por onde o escorpião pode entrar”, orienta Armando Teixeira, da Vigilância Ambiental.
Para pedir a visita dos agentes da Vigilância Ambiental, é só ligar para o 156.
 
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário