sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Programa Banco de Semente vai beneficiar mais de 30 mil produtores rurais


A solenidade de lançamento da distribuição de sementes será realizada apenas em Mossoró e vai contar com a presença da governadora Rosalba Ciarlini e do secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca - SAPE, Betinho Rosado. A cerimônia acontecerá neste sábado (12), às 10h, no Mercado do Bode. 

A ação faz parte do Programa Semear mantido pelo Governo do Estado, e vai beneficiar 31.703 produtores rurais espalhados por 135 municípios. Serão beneficiados os agricultores cadastrados junto ao Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte - Emater, que possui escritórios em todas as regiões do Estado. Na região Oeste, 11 municípios serão beneficiados e 4.605 produtores familiares serão atendidos pelo programa que irá distribuir sementes de milho, feijão e sorgo. 

A Secretaria entrega os kits diretamente ao Banco de Sementes que existe em cada comunidade. Atualmente existem 922 unidades espalhadas pelo RN. "O banco é responsável pelo gerenciamento dessas sementes e fica comprometido em devolver para a SAPE entre 50% e 100% da quantidade de grãos recebidos. Mas quando a safra fica comprometida por causa de enchentes ou estiagem, o banco não tem obrigação de realizar a devolução", explicou o coordenador de agropecuária da Secretaria, Antonio Carlos Magalhães.



Com informações da Assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário